terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo

Sinceramente, até hoje não sabia o motivo de se "comemorar" no dia 20 de julho o DIA DO AMIGO, embora há alguns anos eu receba e envie mensagens nesta data. Mas me parece ser uma coisa recente. Acho que os primeiros bilhetes e mensagens que faziam alusão ao dia do amigo eu recebi quando tinha uns 12, 13 anos. Tá, faz então uns 17 anos, mas enfim, é recente. Ou é impressão minha?

Agora o Oráculo Google me traz a seguite informação:
O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". fonte: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=1178

A amizade é realmente um sentimento a ser comemorado, ainda mais quando paramos para pensar e vemos que AMIGOS mesmo são poucos em nossas vidas. Aqueles que realmente fazem diferença, que deixam saudade ou que continuam sendo importantes mesmo que a gente só os veja uma vez por ano - às vezes nenhuma vez. Aqueles que foram inseparáveis, mas que por algum motivo sumiram no mundo e nunca saíram da nossa memória, da nossa história, do coração mesmo. Sinto falta de ter meus amigos mais perto...

Acho que a época da escola - falo de ensino fundamental e ensino médio - é a mais favorável para fazermos amizades duradouras. E quem não ia todo dia para a escola só por causa dos amigos que atire a primeira pedra. Nossa, como era bom aquele tempo! É o tal de "tempo bom que não volta nunca mais". Minhas melhores amigas daquela época são as que ainda estão comigo até hoje. Cada uma tomou um rumo diferente na vida, mas acho que elas sabem - assim como eu sei - que quando precisarem de mim é só dar um grito que eu ouvirei onde quer que esteja... Mas dá uma saudade de estar sempre junto...

Dia desses lembrei de um e-mail antigo que circulava na rede e falava desta coisa de nunca termos tempo para as pessoas que são importantes para nós, sempre deixamos os compromissos com elas para outro dia, outra hora, quem sabe no mês que vem? Vamos combinar alguma coisa pro final de semana? Não deu. E no final do ano, será que a gente consegue se ver? Quando vemos, passam dias, meses, anos e aquela pessoa tão bacana que sentimos tanta falta fica sempre em segundo plano, por maior que seja a nossa vontade de encontrá-la. Isso não coloco em dúvida. O problema é que vamos deixando o barco correr... e às vezes não sobra tempo nem para a gente deixar bem claro para estas pessoas o quanto elas são importantes para nós.

Pior é quando acontece alguma coisa no meio do caminho - alguma coisa ruim - e daí todo mundo, de repente, tem tempo. Tá certo que amigo é para as horas ruins também, mas vamos tentar curtir mais as horas boas? São essas que vão ficar na lembrança, é isso que quero guardar...

Um amigo faz a gente se sentir importante quando pede um conselho, mesmo quando não sabemos direito o que fazer com nossas próprias vidas, ele coloca o destino dele nas nossas mãos. Também já tive muito amigo falso, mas mesmo com esses eu aprendi (e ensinei) muitas coisas. Teve gente que eu tenho certeza de que poderia ser um grande amigo ou uma grande amiga, mas não houve tempo de aprofundar esta amizade. Teve gente que me decepcionou, peço desculpas se decepcionei alguém. Mas nem amigos são perfeitos...

Enfim, este blá blá todo é para dizer que é legal ver que pelo menos neste dia as pessoas que queremos bem arranjam um segundo para nos dizer o quanto gostam ou lembram da gente com carinho e que esta data não virou - ao contrário de muitas que estão no nosso calendário - uma data comercial, voltada à troca de presentes esvaziados de valor simbólico.

Pelo menos no dia do amigo as pessoas ainda trocam sentimento...



Um comentário:

cecilia disse...

muito tocante :)