sábado, 7 de novembro de 2009

55ª Feira do Livro de Porto Alegre

Não sei se é só impressão minha, mas parece que a Feira do Livro deste ano está mais "pobre". Lembro que ano passado, ao invés de os livreiros receberem as tradicionais rosas no encerramento, ganhamos apenas um marcador de páginas com um tipo de protesto à fata de incentivo recebida para a organização do evento. Há poucos dias li uma matéria em que o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro dizia que a cada ano era necessário justificar o mérito do evento para conseguir as verbas para a Feira.

Não é absurdo ter que justificar por que a Feira do Livro de Porto Alegre deve acontecer? A maior Feira de Livros ao ar livre do Brasil, na sua 55ª edição, o evento mais aguardado do ano e que tanto contribui para a Educação de várias gerações de leitores não precisa ser justificada. E é uma burrice fazer economia na realização de um evento desses.

Notei que os patrocinadores não estão tão envolvidos como nos anos anteriores, nem mesmo alguns mascotes estão circulando pela Feira. A segurança visivelmente diminuiu entre outras coisas que não sei explicar, mas estou sentindo falta.

De qualquer forma, AMO a Feira e conclamo a todos para que compareçam e prestigiem, apesar do muito calor ou da muita chuva, pois vivemos em época de extremos neste início de primavera. Circular pela Feira sempre vale a pena, nem que seja só para circular mesmo.

Nenhum comentário: